PT Animal

Tenha cuidado. O seu animal de estimação pode estar obeso

animais obesidadeHá uma tendência de aumento da obesidade nos animais de estimação. A alimentação incorreta, assim como o sedentarismo, podem estar a provocar a saúde do seu cão ou do seu gato, alerta especialista.

Alguma vez pensou se a alimentação do seu animal de estimação é adequada, quer em quantidade, quer em qualidade? E os hábitos sedentários? E o peso excessivo? Preocupa-se com essa questão? Tem motivos para tal.

Considera-se que um animal tem excesso de peso se o seu peso corporal estiver menos de 20 por cento do seu peso ideal.

Nestes casos, “a implementação de um programa de perda de peso, que inclui a administração de uma dieta adaptada, é a única forma de ajudar o animal a voltar a ter o peso ideal”, explica Rita Silva, especialista em nutrição animal.

“O sedentarismo dos animais, muitas vezes devido à falta de tempo dos donos, pode ser uma das causas mas a alimentação desadequada assume uma grande importância”, assinala a especialista, no âmbito da maior feira dedicada aos animais.

O evento decorreu na FIL, até domingo, e reuniu dezenas de milhar de amantes de animais.

“Ao longo dos três dias da feira, houve uma grande adesão ao espaço Royal Canin dedicado à alimentação dos animais, com aconselhamento nutricional e pesagem do animal. Verificámos que ainda existem muitos mitos e desconhecimento por parte dos donos relativamente à importância de adequar a alimentação ao animal. A raça, a idade, o peso ou a castração são factores que devem ser tidos em conta na escolha do alimento”, continua.

A pesagem dos animais e o aconselhamento nutricional para os amigos de quatro patas mereceram destaque no Pet Festival.

A par das provas que, ao longo do fim de semana, galardoaram os cães mais hábeis, obedientes e velozes, decorreu a Exposição Internacional de Felinos de Lisboa, desenvolvida pelo Clube Português de Felinicultura, momento que permitiu dar a conhecer várias raças de gatos ao público em geral.

Em destaque

Subir