Nas Notícias

O tempo no fim de semana: Frio, chuva e vento. E até pode nevar

frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) repetiu o aviso: o fim de semana vai ser frio. Mas, como um mal nunca vem só, o frio traz também chuva e vento forte em Portugal continental e neve nas terras altas, segundo revelou Madalena Rodrigues.

Em declarações à Lusa, Madalena Rodrigues alertou que as temperaturas máximas devem descer entre dois a seis graus no sábado, dando início a um fim de semana com frio, chuva e vento forte.

De acordo com a meteorologista, a descida da temperatura, a precipitação, a queda de neve e o vento forte são provocados pela aproximação e passagem de uma superfície frontal fria já amanhã.

“Para sábado estamos a prever uma descida da temperatura máxima entre dois e seis graus Celsius em relação ao dia de hoje. Estamos também a prever a ocorrência de precipitação começando pelo Minho e depois estendendo-se gradualmente ao restante território. Depois a partir da tarde vamos ter uma diminuição da precipitação”, precisou.

Nas regiões acima dos mil metros, os aguaceiros devem dar lugar à queda de neve.

Para domingo, continuou Madalena Rodrigues, a previsão é de uma ligeira melhoria durante a manhã, com o regresso da precipitação durante a tarde, em especial nas regiões do litoral, sendo de neve acima dos mil metros.

Já as temperaturas mínimas devem descer entre os dois e os quatro graus, no norte e centro do país, e entre os quatro e os nove graus centígrados no restante território.

“As temperaturas máximas na região sul e do litoral norte e centro podem chegar aos 14 graus, enquanto nas regiões do interior não vão ultrapassar os oito graus”, salientou.

A previsão do IPMA antecipa ainda vento moderado a forte no litoral e nas terras altas com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora, sendo de 85 quilómetros por hora nas terras altas.

“A partir de segunda-feira”, continuou a meteorologista, “mantém-se a temperatura baixa, mas com tempo seco”.

Para hoje, o IPMA prevê no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso, e períodos de chuva fraca no Minho para o fim do dia.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 12 e 20 graus Celsius, no Porto entre 10 e 19, em Braga entre 8 e 20, em Vila Real entre 7 e 16, em Viseu entre 9 e 18, em Bragança entre 6 e 14, na Guarda entre 7 e 16, em Coimbra entre 10 e 18, em Castelo Branco entre 9 e 21, em Santarém entre 9 e 22, em Évora entre 9 e 23, em Beja entre 11 e 23 e entre 12 e 22 em Faro.

Em destaque

Subir