Nas Notícias

O tempo: Chuva, neve e granizo neste início de semana

chuva v2

Esta semana começa com mau tempo. A chuva e o céu muito nublado ficam pelo menos até terça-feira, podendo haver queda de granizo ou de neve nas regiões acima dos 1200, 1400 metros. O meteorologista Bruno Café avisou que também é possível que haja trovoada.

“Hoje e terça-feira vão ser dias com períodos de céu muito nublado”, adiantou o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em declarações à agência Lusa: “Vamos continuar com regime de aguaceiros, que poderão ser de granizo e sob a forma de neve nos 1200, 1400 metros. Na terça-feira, a quota sobe para 1400, 1600”.

“Em termos de temperaturas, não estamos a prever grandes alterações”, acrescentou: “Na generalidade do território vão variar entre os 15 e os 20 graus Celsius, sendo que, no interior norte e centro, serão entre os 10 e os 15, e as mínimas vão situar-se entre os cinco e os 10, que no interior serão entre os zero e os cinco graus”.

Com a tendência de chuva a manter-se até quarta-feira (e regressando logo na sexta-feira), Bruno Café salientou ainda que estão reunidas as condições favoráveis à ocorrência de trovoadas durante hoje e amanhã.

O vento vai soprar em geral fraco do quadrante norte, sendo moderado a forte nas terras altas, formação de gelo e geada e neblinas ou nevoeiro matinal.

Para o continente, o IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, com aguaceiros, em especial durante a tarde e nas regiões centro e sul, que poderão ser por vezes de granizo e que serão de neve acima de 1200, 1400 metros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando temporariamente moderado nas terras altas e na faixa costeira ocidental, formação de gelo ou geada nas regiões do interior norte e centro e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Para a Madeira, o IPMA estima períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas, que serão de neve nos pontos mais altos da ilha, vento moderado a forte do quadrante norte, soprando temporariamente forte com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas.

Nos Açores, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, passando a aguaceiros fracos e vento bonançoso a moderado.

As temperaturas devem oscilar entre 08 e 16 graus Celsius em Lisboa, no Porto entre 07 e 17, em Viana do Castelo entre 07 e 18, em Vila Real entre 05 e 15, em Viseu entre 04 e 14, em Bragança entre 03 e 14, na Guarda entre 02 e 08, em Castelo Branco entre 06 e 14, em Coimbra entre 07 e 16, em Santarém entre 07 e 17, em Évora entre 03 e 15, em Beja entre 04 e 15, em Faro entre 07 e 16, no Funchal entre 13 e 19, em Ponta Delgada entre 11 e 16, em Angra do Heroísmo entre 11 e 18, e entre 13 e 18 graus em Santa Cruz das Flores.

Em destaque

Subir