Nas Notícias

Tem apenas 8 anos e padece de cancro no pulmão, efeito da poluição na China

poluicao chinapoluicao china 600Criança com 8 anos de idade tem cancro do pulmão, na China, sendo a pessoa mais jovem a ver diagnosticada a doença. De acordo com suspeita dos médicos, o motivo deste cancro serão os níveis elevados de poluição que se verificam na região onde vive, na região leste chinesa.

Uma menina de apenas 8 anos viu ser-lhe diagnosticado cancro no pulmão, o que representa a mais jovem paciente com aquela doença, de acordo com a Xinhua, agência noticiosa chinesa.

A criança, cuja identidade foi mantida oculta, está internada no Hospital de Jiangsu, localizado em Nankin, na China. Trata-se de uma unidade de saúde especializada no tratamento oncológico.

Segundo os médicos, a razão do cancro do pulmão desta menina são os elevados níveis de poluição. Na China, as mortes por cancro do pulmão aumentaram 56 por cento, entre 2001 e 2010, pelo mesmo motivo.

A menina vive perto de uma estrada, sendo que fica exposta a partículas poluentes, segundo informa a agência Xinhua. E as autoridades chinesas já admitiram que um quarto da poluição do país é resultante das emissões de gases por veículos motorizados, sendo que a indústria é a grande responsável pela restante percentagem. Também se verifica poluição originária de areias do deserto, a norte da China.

Aquela menina é a mais jovem paciente com cancro no pulmão diagnosticado em solo chinês. O diagnóstico desta doença, nas crianças, muito pouco comum, não só em território chinês mas noutros países do mundo.

A China tem um registo impressionante: apresenta 20 por cento do total de diagnósticos de cancro de todo o mundo. E a elevada percentagem de população chinesa não explica tudo.

Dados da Organização Mundial de Saúde, apresentados no ano de 2010, apontam que morreram 140 mil pessoas, vítimas de cancro do pulmão, em todo o mundo, naquele ano.

Em destaque

Subir