Tecnologia

Tem 13 anos, mas para chegar a Marte já treina há nove anos

alyssa clarson Desde os 3 anos que Alyssa Carson, agora com 13, treina para ir a Marte. A adolescente norte-americana tem o sonho de ser a primeira terrestre a pisar o ‘planeta vermelho’ e tem mostrado serviço em várias iniciativas da NASA. “Falhar não é opção”, afirma.

Aos 3 anos, a maioria das meninas quer ser princesa: Alyssa Carson quis ir a Marte.

A adolescente norte-americana, que tem agora 13 anos, está há nove anos a treinar para ser a escolhida como a primeira terrestre a pisar o solo do ‘planeta vermelho’.

“Quero ir a Marte porque é um lugar aonde ninguém nunca foi. Quero ser a primeira a dar esse passo”, afirmou, numa entrevista à BBC.

A menina, natural de Baton Rouge, tem participado em várias iniciativas da agência espacial norte-americana, em especial os campos de preparação para astronautas que a NASA realiza com regularidade.

Já este ano, foi convidada para um debate sobre a colonização do ‘planeta vermelho’, convite esse que chegou através da NASA.

“Já pensei em fazer outras coisas, mas astronauta sempre foi a primeira”, insistiu a adolescente: “Falhar não é opção”.

O sonho já vem desde os 3 anos, como a própria Alyssa explica: “Estava a ver um programa infantil em que os personagens iam em missão a Marte e fiquei fascinada. Fui ter com o meu pai e perguntei-lhe se alguém já tinha ido a Marte. Ele explicou-me que não, que já tinham ido astronautas à Lua, mas não a Marte, e que eu pertencia à geração de Marte”.

Segundo a adolescente, as hipóteses de ser a selecionada para a primeira missão a pousar em Marte são “muito altas”.

Em destaque

Subir