Tecnologia

Televisões com 3840×2160 pixéis recebem etiqueta de Ultra HD (vídeo)

sony 4k 1Entidade reguladora já definiu a designação que as televisões de nova geração vão receber. Resoluções podem chegar aos 7680×4320 pixéis. Serão no entanto precisos anos para que produto entre num mercado comercial.

Os primeiros modelos de televisão nasceram na década há mais de 90 anos. Em 1950, o mundo começava a ver os primeiros aparelhos a cores. Hoje, já se fala em HD como sendo praticamente o padrão, mas a ‘caixinha mágica’ está longe de ficar por aqui.

O próximo passo é o 4K, a designação até agora utilizada para televisões com resolução de 3840×2160 pixéis, já vistas pelo Japão.

A Consumer Electronics Association (CEA) relevou esta semana que esta nova geração de televisores vai chegar ao mercado como Ultra High Definition, ou Ultra HD. Esta norma é implementada sobretudo para esclarecer os consumidores, ajudando-os na distinção do que é HD e do que é Ultra HD.

O padrão de resolução desta nova geração de televisores é de 3840×2160 pixéis, mas pode chegar aos 7680×4320.

A nível técnico, a CEA vai também exigir às marcas que implementem uma entrada única para esta nova tecnologia, sem qualquer recurso a conversores de imagem. Só assim, um televisor poderá receber a ‘etiqueta’ Ultra HD.

Empresas como a Toshiba e a LG já começaram a produzir alguns modelos. A Sony seguiu entretanto o mesmo caminho. Para dezembro, a marca japonesa vai colocar as primeiras unidades à venda em Portugal, mas as mesmas estão longe de estar ao alcance de todas as carteiras. Estima-se que os preços possam estar bem perto dos 20 mil euros.

Até lá, veja de seguida as capacidades de uma televisão com Ultra HD, apresentada pela Sony na última feira IFA:
https://www.youtube.com/watch?v=0NjRQRur3QE

Em destaque

Subir