Mundo

Telecinco usa hashtag associada a morte quando aborda saúde de Salvador Sobral

O programa ‘Sálvame’, da Telecinco, utilizou a hashtag ‘#muerovisión [‘morrovisão’, numa tradução livre], durante uma tertúlia sobre a Eurovisão, onde se analisava a péssima prestação da Espanha e os problemas de saúde de Salvador Sobral. A revolta fez-se sentir nas redes sociais e o caso ganhou repercussões na imprensa.

Na Telecinco, os extremos tocaram-se, num programa de análise à Eurovisão: o espanhol Manel Navarro ficou em último lugar, enquanto Salvador Sobral venceu, com uma votação histórica.

Porém, além da excelência da interpretação de Salvador, a tertúlia, que contou com as participações de Kiko Matamoros, María Patiño y Belén Esteban, também analisou os problemas de saúde do cantor português.

Acontece que a hashtag escolhida para fazer comentários ao programa tinha uma associação a morte: #muerovisión. E os telespectadores foram incitados a utilizá-la.

O caso chegou à imprensa espanhola, com o ABC a escrever que a Telecinco “pisou o risco ao referir-se a Salvador Sobral com a hashtag #muerovisión”.

As redes sociais serviram de plataforma para manifestações de indignação:

“Na Tele5 estão a falar do vencedor da Eurovisão, que precisa de um transplante de coração, com a hashtag #Muerovisión. Parece-me repugnante”, escreveu uma utilizadora do Twitter.

“Falam do transplante de que Salvador Sobral necessita com #muerovisión. Alguém me explica?”

A intenção não foi associar a hashtag a Salvador, mas à prestação de Manel Navarro. Porém, não foi feita qualquer separação de temas, nem houve sensibilidade para separar as águas.

E assim a hashtag acabou por ser usada para reunir comentários críticos. “Que pouca vergonha… A Telecinco nem os doentes respeita”, escreveu outra telespectadora.

Em destaque

Subir