Nas Notícias

Teleassistência da Fundação PT chega a idosos em isolamento nos Açores

Teleassistancia_Fundacao_PT_900Fundação PT oferece 30 equipamentos de teleassistência a idosos em situação de isolamento no concelho do Nordeste. Através de uma tecla SOS, 24 horas por dia e 365 dias por ano, permite despiste imediato de situações de emergência.

Mais de 2000 aparelhos foram entregue em todo o país, 100 dos quais nos Açores.

Reconhecendo à tecnologia a sua vocação mais nobre de potenciar a qualidade de vida e contrariar a desintegração social, a Fundação Portugal Telecom (Fundação PT) celebra com a Câmara Municipal do Nordeste o protocolo Isolamento Zero, que visa a oferta de 30 equipamentos de Teleassistência e a comparticipação das mensalidades a seniores em situação de isolamento naquele concelho da Ilha de São Miguel, nos Açores.

Com esta iniciativa, a Fundação PT contribui para que pessoas identificadas pelo município açoriano, pela sua situação de desenquadramento familiar ou incapacidade física ou psicológica, possam sentir-se mais acompanhadas e seguras através de um simples clique num equipamento telefónico polivalente e de um pendente sem fios com tecla SOS.

O serviço permite contacto imediato a qualquer hora do dia e em todos os dias do ano, com os Bombeiros Voluntários do Nordeste; ativação do meio de socorro mais adequado (contacto com familiares, vizinhos ou, em caso de maior gravidade, com o INEM) e assistência médica de urgência e aconselhamento médico telefónico.

Em caso de emergência, bastará assim pressionar a tecla SOS do telefone ou do pendente, sendo a chamada automaticamente atendida e filtrada por forma a acionar o meio de socorro mais adequado a cada situação.

Posicionando-se como o único a funcionar em todo o território português, o sistema de teleassistência da Fundação PT é suportado num telefone com visor e teclado de grandes dimensões, um pendente sem fios, com tecla de SOS e alcance até 30 metros, permitindo a comunicação mãos livres.

Ao todo, já foram distribuídos pela Fundação PT mais de 2000 equipamentos de Teleassistência em todo o país, 100 dos quais nos Açores, numa lógica de contrariar o isolamento ao qual as zonas urbanas estão cada vez mais votadas.

Com o objetivo de reiterar a sua estratégia de responsabilidade social, a Portugal Telecom reforça por via da atuação da Fundação PT o combate à exclusão de seniores desfavorecidos ou incapacitados, afirmando-se com uma agenda ativa de priorização do isolamento social.

Em destaque

Subir