País

Tecnologia portuguesa de reconhecimento facial em teste no aeroporto de Paris

A Vision-Box, empresa responsável pelo cartão de cidadão em Portugal, está a fornecer tecnologia de reconhecimento facial para o aeroporto de Paris testá-lo.

O aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, está a testar o software de reconhecimento facial para facilitar a passagem dos passageiros pela imigração, uma vez que os ataques terroristas levaram a um reforço da segurança e este processo agora demora o dobro do tempo necessário.

O Groupe ADP, operador dos aeroportos, está a liderar os testes com o software da empresa tecnológica portuguesa Vision-Box, que é a responsável pelas portas eletrónicas (eGates) no Aeroporto de Lisboa, e com a Morpho Detection, segundo conta a Bloomberg.

Na sequência dos atentados de Paris e Nice, em 2015 e 2016 respetivamente, o governo francês começou a exigir os registos de todos os passageiros que passavam pelo controlo de fronteiras, o que duplicou o tempo de espera para mais de uma hora. Então, a introdução desta nova tecnologia tem como objetivo agilizar este processo.

“Tínhamos de fazer alguma coisa para resolver a situação”, afirmou o CEO, Augustin de Romanet, citado pela Bloomberg.

A única via-rápida que existe nos aeroportos de Paris é a Parafe, um sistema automático para cidadãos franceses fazerem o scan dos passaportes biométricos e impressões digitais. Apenas 3 por cento das pessoas que passam pelo aeroporto Charles de Gaulle é que usam este sistema.

O software da Vision-Box vai ajudar na confirmação do reconhecimento facial dos passageiros dos 28 países da União Europeia. Franck Goldnadel, responsável de operações do aeroporto, diz que se o teste correr bem e o governo francês aplicar o software no aeroporto, o número de pessoas a passar pelo rastreio biométrico pode aumentar para uma média de 180 mil pessoas por di, um aumento em cerca de 20 por cento.

O Groupe ADP tem já 37 máquinas em utilização com o Parafe, pelo que já encomendou mais 87 até 2021, das quais 45 chegarão ainda este ano. Normalmente é o governo que realiza este tipo de investimentos, mas a ADP investiu seis milhões de euros nesta primeira fase para acelerar o processo.

Do mesmo modo, a companhia aérea KLM iniciou um teste de três meses com a tecnologia de reconhecimento facial no aeroporto de Amesterdão, bem como o Japão investiu, no ano passado, na instalação deste tipo de software nos aeroportos do país. Também nos Estados Unidos a verificação biométrica da empresa Clear encontra-se em 22 aeroportos.

A Vision-Box conta com mais de 15 anos de existência, tendo sido criada em 2001 por Bento Correia e Miguel Leitmann, dois antigos investigadores do INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação.

Ao longo dos anos, tem-se especializado em soluções para aviação e aeroportos, que representam cerca de 80 por cento da faturação da empresa portuguesa.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias