Cultura

Teatro Nacional São João acolhe cinco espetáculos do FIMP

tnsc 2014 O Festival Internacional de Marionetas do Porto vai ocupar a Invicta de 10 a 18 de outubro. Nesta 25.ª edição, o Teatro Nacional São João (TNSJ) integra o itinerário acolhendo cinco espetáculos, o primeiro deles em estreia absoluta. Trata-se de Agapornis, em cena nos dias 10 e 11 de outubro, às 21h30, no Teatro Carlos Alberto, uma produção do Teatro de Marionetas do Porto para adultos. A peça leva a cena as fantasias das personagens femininas da obra de Anaïs Nin, escritora francesa conhecida por narrativas e romances impregnados de conteúdo erótico.

A 11 e 12 de outubro, o TNSJ recebe A Cauda do Senhor Kat, com conceção e encenação de Paulo Duarte.

No espetáculo de marionetas, um conjunto de personagens-pássaro caminha ao longo de uma linha vermelha e branca, no fim da qual emergirá o sorriso enigmático do Senhor Kat.

A Cauda do Senhor Kat, coprodução das companhias francesas MECANIkA e TJP – CDN d’Alsaece Strasbourg, utiliza, além da manipulação de marionetas, vídeo e música.

Já o Mosteiro de São Bento da Vitória recebe uma sessão dupla de solos nos dias 11 e 12 de outubro. Às 19h00, a Sala do Tribunal acolhe Olo, produção do Teatro de Ferro com encenação, cenografia e interpretação de Igor Gandra.

Olo é um solo sem “s”, nascido da convivência do criador com uma marioneta num espaço vazio. Às 21h30, é apresentado Go!, peça que também evolui sob o signo de uma solidão acompanhada, de Polina Borisova, artista russa radicada em França que encarna uma velha mulher confinada às quatro paredes do seu quarto, está em cena no Claustro.

Go! é uma coprodução das companhias francesas Odradek/Cie Pupella-Noguès e Centre de Création et de Développement pour les Arts de la Marionnette.

Comédias do Minho celebram aniversário no FIMP

A 18 de outubro, entre as 11h00 e as 16h00, o FIMP, no claustro do Mosteiro de São Bento da Vitória, abre as portas de A Casa, um dos projetos concebidos pelas Comédias do Minho por ocasião do seu décimo aniversário, que convoca materiais cenográficos e dramatúrgicos retirados do seu espólio material e afetivo. O público tem a oportunidade de deambular pelas várias divisões de uma “casa”.

O percurso criativo começa com uma visita encenada, com criação e interpretação de Filipe Caldeira e Isabel Costa, a Esta Casa tem 10 Anos – exposição que poderá ser visitada nos dias 16 e 17, das 10h00 às 13h00, e das 14h30 às 18h00.

Também integrado no espetáculo A Casa, segue-se Os Inabitantes, peça de teatro e dança que explora um jogo de ocultação/revelação, com direção artística de Joana Providência e Sandra Salomé. A incursão do FIMP pelo TNSJ termina com Concertos de Gaveta – concerto-oficina onde objetos com sons, ritmos e movimento convidam à descoberta da linguagem musical –, uma criação de Bernardo Soares, Ricardo Casaleiro e Samuel Coelho.

O preço dos bilhetes varia mediante os espetáculos, entre os cinco e os 16 euros. Há ainda a possibilidade de efetuar a assinatura FIMP, que proporciona 40 por cento de desconto nos ingressos para os espetáculos apresentados nos espaços do Teatro Nacional São João.

Em destaque

Subir