Cultura

Teatro da Malaposta levanta o pano à criatividade dos jovens

teatro malaposta Cerca de 150 participantes, 12 escolas e 14 espetáculos compõem o 8.º Encontro Escolas no Teatro da Malaposta, uma iniciativa anual inserida no seu Projeto Teatro e Comunidade que se realiza de 21 de maio a 22 de junho. Destaque ainda para a participação especial de dois grupos de teatro universitário e um grupo sénior.

Dar espaço aos grupos de teatro escolares de âmbito não curricular, contribuindo para a motivação e empreendedorismo criativos e promover hábitos regulares de teatro no seio das escolas são alguns dos principais objetivos do Encontro Escolas no Teatro da Malaposta, cuja oitava edição se realiza de 21 de maio a 22 de junho.

Neste ano, sobem ao palco 14 espetáculos, 12 escolas de Odivelas, Amadora e Lisboa e um total de 150 participantes entre alunos, professores e auxiliares.

No palco deste festival anual de teatro escolar estarão ainda dois grupos de teatro universitário, como convidados especiais e, pela primeira vez, o grupo de Teatro da Academia Sénior da Cruz Vermelha de Lisboa.

Todos os anos são realizados convites a todas as escolas destes concelhos, estas inscrevem-se e são calendarizadas de acordo com a programação disponível.

A abertura do Encontro Escolas no Teatro da Malaposta, a 21 de maio, está entregue à peça ‘25 de Abril Sempre!’, seguindo-se, ao longo de um mês, os espetáculos ‘No País das Maravilhas’, ‘Era Uma Vez… Lendas e Narrativas de Portugal’, ‘Sacrifício’, ‘Dostoievski Trip’, ‘Fantasma da Ópera’, ‘Bang Bang! You’re Dead’, ‘Cravos na Madrugada’, ‘MacBeth’, ‘A Minha Vida dava um DVD’, ‘Romeu e Julieta’, ‘Movimentantes III’ e, no encerramento a 22 de junho, ‘Olívia, um musical de ato único’.

A contribuição do evento para a afirmação desta arte junto dos mais jovens é inequívoca. “É com grande agrado que observamos a existência de um número elevado de escolas que integram o projeto há várias edições, significando que a atividade teatral nestas instituições é já uma realidade coerente e sedimentada”, diz Jan Gomes, coordenador do projeto Teatro e Comunidade do Centro Cultural Malaposta.

Para além da promoção da atividade teatral, com esta iniciativa o Centro Cultural Malaposta quer ainda contribuir para a formação dos jovens.

“Vemos o teatro como um complemento indispensável de educação não formal. A criatividade, o trabalho de grupo, a valorização pessoal, a quebra da timidez, o espírito de iniciativa são, entre outras, algumas das premissas que o teatro desenvolve e que, em muito, contribuem para o desenvolvimento geral da pessoa”, refere aquele responsável.

Para os jovens que pretendam enveredar por uma carreira profissional do teatro, a participação neste evento pode também servir de rampa de lançamento.

De acordo com Jan Gomes, “alguns atores, hoje profissionais, iniciaram o seu percurso teatral neste projeto”, sendo que “a realização de eventos desta natureza é fundamental para que os jovens descubram em si capacidades e potenciais de extrema importância para a atividade teatral.”

Em destaque

Subir