Nas Notícias

TDT: Portugal diz hoje adeus ao sinal analógico em definitivo

tdtÚltimos transmissores do antigo sinal de televisão são desligados hoje, numa altura em que a TDT continua a ser alvo de várias críticas. Responsáveis da ANACOM afirmam que a transferência para o novo sinal está a ser feita de forma “tranquila”.

Portugal diz hoje adeus ao sinal analógico de televisão. Os transmissores do mesmo, que ainda estavam em funcionamento, são esta quinta-feira desligados, numa cerimónia marcada para o Porto, onde vão marcar presença alguns membros do governo.

Eduardo Cardadeiro, administrador da ANACOM, acredita que se faz hoje história: “É um marco. A televisão que surgiu há 55 anos atrás deixa hoje de existir e passa a ser substituída pela TDT”, sublinha.

Este desligamento do sinal analógico é algo irreversível: “Quem não tiver sinal TDT deixa hoje de ver televisão”, acrescenta o administrador da Autoridade Nacional das Comunicações.

O serviço TDT tem sido alvo de muitas críticas, sobretudo por parte da DECO. Para Eduardo Cardadeiro são fruto de um processo de migração complexo: “Uma mudança deste tipo não acontece sem qualquer tipo de perturbação, nem em Portugal nem em lado nenhum”. O administrador da ANACOM sublinha no entanto que esse nível tem sido “muito baixo” em Portugal.

Até agora, desde que o processo de migração para a TDT foi iniciado, a ANACOM recebeu um total de 3.300 reclamações.

Em destaque

Subir