Nas Notícias

TDT: Apagão analógico de segunda-feira afeta 1,3 milhões telespectadores

tdt1Anacom anuncia mais um apagão analógico, na próxima segunda-feira, às 11h00. Serão afetados cerca de 1,3 milhões de pessoas, dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém e Viseu. É a penúltima etapa da primeira fase do apagão.

Vão ser desligados o emissor analógico de televisão do Reguengo do Fetal e os retransmissores de Vale de Santarém, Sobral da Lagoa, Mira de Aire, Candeeiros, Alcaria, Tomar, Ourém, Caranguejeira, Leiria, Alvaiázere, Avelar, Pombal, Castanheira de Pera, Espinhal, Senhora do Circo, Padrão, Ceira dos Vales, Vale de Açôr, Vila Nova de Ceira, Ceira, Coimbra, Caneiro, Cidreira, Lorvão, Penacova, Mortágua, Avô e Benfeita.

Este apagão analógico abrange telespectadores nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém e Viseu, naquela que é a penúltima etapa da primeira fase do ‘switch off’ analógico.

Até agora, desligados que foram os emissores de Palmela, Fóia e Monsanto, bem como o vasto conjunto de retransmissores que lhe está associado, que envolveram cerca de 3,5 milhões de pessoas, registaram-se 1400 chamadas para o centro de apoio telefónico da TDT de pessoas que não se tinham preparado para a transição.

A Anacom aconselha os telespetadores que ainda não tomaram medidas para proceder à migração que verifiquem previamente se estão numa zona de cobertura terrestre, ou numa zona de cobertura digital. Esta verificação pode ser feita através da linha gratuita 800 200 838 ou do site www.tdt.telecom.pt.

O sinal digital de televisão cobre 100 por cento do território nacional desde dezembro de 2010. A primeira fase do apagão analógico será concluida no dia 23 de fevereiro com o desligamento do emissor de São Macário e respetivos restransmissores.

A segunda fase abrange as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, a 22 de março, e por fim, a 26 de abril, serão desligados os restantes emissores e retransmissores analógicos de Portugal Continental.

Em destaque

Subir