Nas Notícias

TDT: Açores e Madeira perdem televisão analógica e entram na era digital

tdtO sinal da televisão analógica foi desligado esta manhã nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Os residentes agora apenas terão acesso à TDT.

Cerca das 11h20 da manhã, o sinal da televisão analógica foi desligado, sendo assim cumprida mais uma fase da implantação do novo sistema digital, que arrancou no começo deste ano.

Alberto Souto Miranda, presidente da ANACOM, esteve presente nos Açores e declarou que pela primeira vez os açorianos têm acesso a um sinal televisivo com as mesmas condições que o continente, visto que sempre existiram problemas de transmissão.

“Sempre houve alguma insularidade televisiva, o sinal de televisão era emitido aqui em condições diferentes. Agora, e pela primeira vez na história do país, o sinal de televisão chega a todo o território, continente e regiões, nas exactas mesmas condições. E há também a registar uma melhoria notória ao nível da qualidade do sinal, tanto em termos de vídeo como em termos de som”, afirmou Souto Miranda.

A PT reforçou o local com quatro novos emissores, e a taxa de cobertura é de atualmente 94 por cento, sendo superior ao continente na qual é de 90 por cento. Os restantes seis por cento estão abrangidos pela televisão via satélite.

O diretor regional da Ciência e Tecnologia, Paulo Meneses, mostrou-se satisfeito com esta nova etapa. “Há seis anos, estávamos bastante atrás do continente, onde toda a gente tinha acesso aos canais sem pagar por isso. Estamos satisfeitos com a taxa de cobertura final que foi conseguida. Neste momento os açorianos têm acesso na mesmas condições ao sinal de televisão, aos canais generalistas, e à RTP Açores com melhor qualidade. Foi uma negociação bem sucedida, conduzida pelo governo regional ao longo dos últimos seis anos”, declarou.

 

 

 

 

 

 

 

Em destaque

Subir