Cultura

Taylor Swift como Tony Carreira: Acusada de plágio

Taylor Swift parece imitar, lá nos EUA, o nosso Tony Carreira. A cantora é acusada por dois compositores do grupo 3LW de plágio. Em causa está uma parte do tema Shake it Off, cuja letra se assemelha a parte da canção Playas Gon’ Play, das 3LW.

Curiosamente, não é a primeira vez que Taylor Swift é acusada de plágio (Tony Carreira lembrou que há dez anos passou pelo que agora se repete) a propósito de Shake it Off. Há dois anos, Jesse Braham processou-a alegando uma cópia parcial de Haters gone Hate.

“Isto é uma acusação absurda”, reagiu um dos representantes de Taylor Swift, em declarações à People: “É um golpe para sacarem dinheiro. A lei é simples e clara, isto nem sequer é um caso”.

De acordo com a queixa, avança o site TMZ (especializado em celebridades), os compositores Sean Hall e Nathan Butler alegam que um quinto da letra de Shake it Off foi copiada de Playas Gon’ Play, tema que escreveram para a ‘girlsband’ 3LW e que foi lançado em 2001

Shake it Off, de Taylor Swift, foi editado em 2014.

Refira-se que expressões ‘player gonna play’ e ‘haters gonna hate’ são usuais na gíria da juventude norte-americana. Em 2015, Jesse Braham perdeu o processo porque a lei de direitos de autor, no entender dos juízes, não pode ser validada em expressões correntes.

Ouça o tema que os compositores dizem ter sido plagiado por Taylor Swift:

Em destaque

Subir