Nas Notícias

Táxis reagem à legalização da Uber: “Não vai faltar porrada”

taxiOs taxistas discordam do projeto de legalização da Uber e da Cabify e o presidente da ANTRAL admite que a luta dos táxis pode tornar-se violenta: “Porrada não vai faltar!”

É um alerta em forma de ameaça: ou será o contrário? Certo é que Florêncio Almeida, presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), afirmou que “porrada não vai faltar” se o diploma de legalização da Uber e da Cabify for aprovado.

A reação dos taxistas surge após João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, ter revelado que o Governo tem pronto um diploma a consagrar as plataformas eletrónicas de transporte de passageiros (como a Uber e a Cabify) no modelo de Transporte em Veículo Descaracterizado (TVDE).

A concretizar-se o diploma, Portugal será dos primeiros países do mundo a legislar esta atividade. Mas existe mesmo esse projeto? Florêncio Almeida tem dúvidas…

“Isto, ao aparecer neste momento, é para nos desmobilizar do dia 10” de outubro, “dia da nossa grande manifestação, mas pelo contrário, só nos vem dar mais força”, afirmou: “Veio foi unir mais a nossa classe”.

Caso o processo legislativo prossiga com o período de discussão pública, os agentes dos táxis não vão parar de protestar e muito menos aguardar um eventual veto por parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Não vamos deixar que isto passe em claro”, insistiu o presidente da ANTRAL: “Não somos contra as plataformas, mas contra a ilegalidade que andam a fazer. Os táxis têm tarifas fixadas pelo Estado e eles vão ter as tarifas que querem”.

Assim, além da manifestação de 10 de outubro, os taxistas vão realizar várias ações com “100 ou 200 táxis em pontos estratégicos”

Porém, segundo o Governo, a Uber vai ser legal, tal como a rival Cabify, também presente em Portugal.

Em destaque

Subir