Economia

Taxas implícitas no crédito à habitação voltam a subir em janeiro

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou em janeiro para 1,054 por cento, face aos 1,053 por cento em dezembro, revelam dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Esta taxa tinha descido pela primeira vez em novembro, para 1,049 por cento, face a 1,051 por cento em outubro, depois de oito meses consecutivos sem cair.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro foi 1,282 por cento em janeiro, mais alta do que a de 1,424 por cento em dezembro.

Para o destino de financiamento aquisição de habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos manteve-se em 1,075 por cento.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro para financiamento aquisição de habitação desceu para 1,255 por cento.

Para a totalidade dos contratos, o valor médio da prestação vencida manteve-se em 244 euros e deste valor, 46 euros (19 por cento) correspondem a pagamento de juros e 198 euros (81 por cento) a capital amortizado.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação diminuiu 23 euros em janeiro, para 309 euros.

Em destaque

Subir