Nas Notícias

Taxa de ocupação dos hotéis até abril desce para 59 por cento

A taxa de ocupação nos hóteis até abril desceu face a igual período do ano anterior, atingindo 59 por cento, menos 0,7 pontos percentuais do que no período homólogo, segundo dados divulgados hoje pela Associação Hoteleira de Portugal (AHP).

“Nos primeiros quatro meses de 2018, a taxa de ocupação quarto em Portugal atingiu os 59 por cento (menos 0,7 pontos percentuais) do que em igual período do ano anterior, com a categoria três estrelas a registar a maior quebra (menos 2,1 pontos percentuais)”, lê-se num comunicado da AHP.

Por destinos turísticos, a Madeira (76 por cento), Lisboa (73 por cento) e Porto (64 por cento) registaram as taxas de ocupação mais elevadas, sendo que Viseu, as Beiras e o Alentejo foram as regiões que mais viram crescer as taxas de ocupação hoteleira, mais 5,7, 4,5 e 3,7 pontos percentuais, respetivamente.

O preço médio por quarto ocupado (ARR) fixou-se nos 78 euros, mais 10 por cento do que em igual período do ano passado. Lisboa foi o destino que registou a melhor performance (101 euros), seguido do Grande Porto (79 euros) e de Estoril/Sintra (74 euros).

Já o preço médio por quarto disponível (RevPAR) fixou-se nos 46 euros, com um aumento de 9 por cento face ao mesmo período do ano anterior.

No comunicado, a presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, Cristina Siza Vieira, afirma que “os resultados do primeiro quadrimestre de 2018 não são uma surpresa”, porque desde o início do ano que se regista um abrandamento mensal da taxa de ocupação.

No entanto, Cristina Siza Vieira observa que abril “foi o único mês com variação negativa neste indicador, imputável ao efeito Páscoa e também, crê-se, às condições climatéricas adversas”.

Em destaque

Subir