Nas Notícias

Taxa de juro de referência em Moçambique mantém-se em 22,5 por cento em julho

A taxa de juro de referência (prime rate) do sistema financeiro de Moçambique vai manter-se em 22,5 por cento em julho, anunciaram hoje a Associação Moçambicana de Bancos e o banco central em comunicado.

Desde que entrou em vigor, há um ano, a taxa de juro de referência caiu 5,25 por cento.

A criação da ‘prime rate’ foi acordada a 17 de maio de 2017 entre o banco central e a Associação Moçambicana de Bancos (AMB) para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro e entrou em vigor a 01 de junho de 2017.

O objetivo é que todas as operações de crédito sejam baseadas numa taxa única, “acrescida de uma margem (spread), que será adicionada ou subtraída à ‘prime rate’ mediante a análise de risco” de cada contrato, explicam os promotores.

Noutra tabela hoje divulgada pela Associação Moçambicana de Bancos e o banco central, é apresentado o ‘spread’ máximo de 20 instituições de crédito, que se mantém igual à que vigorou em junho.

Entre os cinco principais bancos do país, a margem aplicada varia entre 9,5 por cento e 12,5 por cento para o crédito ao consumo, entre 7 por cento e 11,25 por cento para empréstimos de curto prazo (inferiores a um ano), entre 8 por cento e 11,5 por cento para empréstimo de longo prazo (superiores a um ano), entre 2,75 por cento e 8 por cento para crédito à habitação e entre 5 por cento e 10 por cento para ‘leasing/factoring’.

Em destaque

Subir