Mundo

Taxa de desemprego na OCDE manteve-se em 5,4 por cento pelo terceiro mês consecutivo

A taxa de desemprego nos países desenvolvidos manteve-se estável em março pelo terceiro mês consecutivo em 5,4 por cento da população ativa, informou hoje a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

No conjunto dos países da OCDE, 34 milhões de pessoas estavam sem emprego em março, mais 1,4 milhões de pessoas do que em abril de 2008 e menos 15,1 milhões de pessoas do que em janeiro de 2013, momento máximo da crise, precisa o comunicado da OCDE.

A taxa de desemprego caiu para 4,6 por cento nos países do G7 em março, menos uma décima do que em fevereiro, mas manteve-se tanto na União Europeia (em 7,1 por cento) como na zona euro (8,5 por cento).

As maiores descidas foram observadas em Portugal e na Holanda, onde a taxa de desemprego desceu duas décimas para respetivamente 7,4 por cento e 3,9 por cento.

A taxa de desemprego caiu uma décima na Alemanha (para 3,4 por cento), na França (para 8,8 por cento) e em Espanha (para 16,1 por cento) e manteve-se em Itália (em 11 por cento).

Fora da Europa, a taxa permaneceu no Canadá (em 5,8 por cento), Japão (2,5 por cento) e nos Estados Unidos (em 4,1 por cento), desceu duas décimas em Israel (para 3,6 por cento) e uma décima no México (para 3,2 por cento) e aumentou quatro décimas na Coreia do Sul (para 4 por cento).

O desemprego jovem, na faixa etária entre os 15 e os 24 anos, desceu uma décima no conjunto da OCDE para 11,1 por cento, apesar da descida ter sido mais pronunciada, de duas décimas, na zona euro (17,3 por cento), onde se situou no nível mínimo desde outubro de 2008.

A taxa de desemprego jovem desceu oito décimas em Itália (para 31,7 por cento) e sete em Espanha (para 35 por cento), enquanto na Grécia a descida foi de 1,2 pontos percentuais em janeiro, último mês de que há dados, para 42,3 por cento.

Em destaque

Subir