Economia

Taxa de juro do BCE mantém-se no mínimo histórico de um por cento

euriborO Banco Central Europeu decidiu manter a taxa de refinanciamento monetário em um por cento, permanecendo neste valor pelo sexto mês consecutivo, igual aos mínimos históricos de 2009 e início de 2011.

A decisão foi tomada esta quarta-feira, durante uma reunião do conselho da entidade bancária que regula a Zona Euro, na cidade de Frankfurt, na Alemanha.

Assim sendo, Mario Draghi, presidente do BCE, anunciou que a taxa de refinamento monetário vai manter-se em um por cento, sendo que este valor não tem vindo a sofrer qualquer tipo de alterações desde há um semestre, atingindo os mínimos históricos de 2009 e início do ano passado.

Desde que ocupa o cargo, é a segunda vez que Mario Draghi reduz esta taxa, sendo que o seu antecessor, Jean-Claude Trinchet, durante os meses de maio e junho do ano passado, aumentou-a, devido à subida da inflação.

Draghi vai ainda abordar o tema da evolução da crise europeia, no momento em que a Espanha não consegue restruturar o financiamento o setor bancário.

A taxa de refinanciamento do BCE visa a fixação dos custos a que o banco central europeu empresta dinheiro à banca, influenciando assim os juros que os bancos cobram entre si.  Desde que o BCE manteve estes mínimos históricos, em um por cento, as taxas Euribor, indexadas à maioria dos créditos à habitação, têm estado em constante queda.

Em destaque

Subir