Economia

Taxa de inflação mantém-se nos 0,8 por cento em abril

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 0,8 por cento em abril face ao período homólogo de 2018, uma taxa idêntica à do mês anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, “com arredondamento a uma casa decimal, esta taxa coincide com o valor da estimativa rápida divulgada a 30 de abril”.

De acordo com os dados definitivos hoje publicados, o indicador de inflação subjacente (que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,8 por cento, taxa superior em 0,1 pontos percentuais à registada em março.

O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 0,2 por cento em abril (2,0 por cento em março), enquanto a taxa referente aos produtos energéticos se fixou em 1,1 por cento (1,3 por cento no mês anterior).

A variação mensal do IPC foi 0,6 por cento (1,8 por cento no mês precedente e 0,7 por cento em abril de 2018) e a variação média dos últimos 12 meses fixou-se em 1,0 por cento, taxa idêntica à registada no mês anterior.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou, por sua vez, uma variação homóloga de 0,9 por cento, taxa superior em 0,1 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,8 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do euro (no mês anterior, esta diferença foi 0,6 pontos percentuais).

O IHPC registou uma subida mensal de 1,0 por cento (2,1 por cento no mês anterior e 1,0 por cento em abril de 2018) e uma variação média dos últimos 12 meses de 1,2 por cento (valor superior em 0,1 pontos percentuais ao registado em março), sinaliza o INE.

Em destaque

Subir