Economia

Taxa de inflação homóloga nos 3,1 por cento em agosto, revela o INE

pao 1De acordo com o INE, a taxa de inflação atingiu, em agosto 3,1 por cento. Este dado representa um aumento de 0,3 pontos percentuais em comparação com o mesmo mês de 2011. Num paralelo com julho de 2012, assinala-se uma queda de 0,1 por cento.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje os valores da inflação, sendo que a taxa homóloga, que compara com igual mês do ano passado, subiu 0,3 por cento, situando-se 3,1 por cento.

Os dados do INE apontam para um contributo dos preços com a habitação, eletricidade, gás, água e combustíveis nesta variação homóloga. Os transportes, alimentação, bebidas alcoólicas e restauração não tiveram grande influência na subida da taxa de inflação.

Entre os meses de agosto de 2011 e 2012, a variação do índice de preços (excluindo a habitação) subiu 3,36 pontos percentuais. E este é o indicador que serve de referência para a atualização das rendas, no âmbito do NRAU – Novo Regime do Arrendamento Urbano.

Assim, as rendas da habitação devem sofrer um aumento de 3,36 por cento, em 2013.Há um ano, as rendas subiram 3,19 por cento, enquanto no anterior essa subida fora bem mais ténue: 0,3 pontos percentuais.

Em destaque

Subir