Economia

Taxa de inflação em Portugal segue acima da média Europeia

bruxelasPortugal é o único país onde a troika está a atuar que se encontra com a taxa de inflação acima da média da Zona Euro, ainda que a taxa de crescimento dos restantes países que partilham a moeda única tenha desacelerado 2,4 por cento no mês de maio.

O valor divulgado esta manhã pela União Europeia, aponta para uma descida de 2,4 por cento no que toca à taxa de inflação média da Zona Euro no mês passado.

Esta taxa, comparativamente com o mês de abril, recuou em 0,1 pontos percentuais e 0,2 com o mês homólogo de maio de 2011.

Ainda que se verifique esta tendência, Portugal continua a ser o único país da Zona Euro ‘resgatado’ pela troika que apresenta uma taxa de inflação acima da restante média europeia, em 2,7 por cento.

Conforme o Instituto Nacional de Estatística (INE), os bens e serviços incluídos na classe, “habitação, água, luz, gás e outros combustíveis”, deram a maior contribuição positiva para a taxa de variação homóloga do índice de preços, que subiu mais 10 por cento, comparando com o ano anterior.

Já no que diz respeito às contribuições negativas, o INE aponta para a classe do vestuário e calçado, bens cujo preço era inferior em 5,47 por cento face ao ano de 2011.

Na Grécia, verificou-se uma taxa de 0,9 por cento, a mais baixa de toda a União Europeia, e na Irlanda 1,9 por cento, valor este que coincide com a subida de preços em Espanha. Na Alemanha, a taxa de inflação permaneceu inalterada, ficando nos 2,2 por cento.

Em destaque

Subir