Economia

Taxa de desemprego na Zona Euro bate recorde (10,4%) com Portugal nos 13,4% (Eurostat)

desempregadoTaxa de desemprego na Zona Euro continua em tendência de aumento, segundo o Eurostat, e em dezembro de 2011 registou um novo recorde de 10,4 por cento. Portugal regista a terceira pior taxa dos países que partilham a moeda única, com 13,6 por cento. Somente Espanha e Irlanda ‘vencem’ Portugal.

Não são números positivos que indiciem recuperação económica: segundo dados do divulgados pelo Eurostat, a taxa de desemprego voltou a subir, na Zona Euro, e superou o anterior máximo histórico, situando-se agora nos 10,4 por cento.

Portugal apresenta números muito acima da média dos países da Zona Euro, com 13,6 por cento, e está no pódio dos países com registo mais preocupante, também segundo dados de dezembro do ano passado: é o terceiro país com pior taxa de desemprego.

Ainda segundo o Eurostat, somente a Espanha e a Irlanda conseguem registo mais negativo do que Portugal. No país vizinho a taxa de desemprego situou-se nos 22,9 por cento, naquele mês, enquanto os irlandeses não evitaram 14,5 por cento de pessoas sem emprego.

Os números do desemprego na Grécia não foram considerados pelo organismo de estatística da União Europeia, mas estima-se que os helénicos tenham cerca de 20 por cento de desempregados.

O Eurostat calcula mensalmente uma taxa harmonizada de desemprego para todos os países da UE. Esta taxa utiliza uma metodologia comum a todos os 27 para permitir comparações. Os resultados do Eurostat não são necessariamente iguais aos obtidos pelo

Estes números mensais do Eurostat não coincidem, necessariamente, com os dados do Instituto Nacional de Estatística. As estimativas de desemprego do Eurostat, relativamente a Portugal, se baseiam em dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística, entidade nacional que apenas analisa a taxa de desemprego de três em três meses.

Em destaque

Subir