Economia

Taxa de desemprego continua a aumentar e em junho atingiu 15,4 por cento

Os números do desemprego não param de subir e em junho a taxa subiu mais 0,2 pontos percentuais face ao mês de maio, de acordo com o Eurostat. Portugal continua, desta forma, a ser um dos países da Zona Euro com mais desemprego, juntamente com Espanha e Grécia. Estes dois países estão no topo da lista, com 24,8 e 22,5 por cento, respetivamente.

Dados revelados no dia de hoje pelo Eurostat apontam uma subida de duas décimas da taxa de desemprego em Portugal, face ao mês de maio, sendo que se encontra agora nos 15,4 por cento.

No topo da pirâmide dos países com mais de desemprego encontram-se a Espanha, com 24,8 por cento, e a Grécia, com 22,5 por cento.

Na comparação homóloga, verifica-se uma subida de 2,8 por cento para Portugal, referente a junho de 2011, quando a taxa não superava os 12,6 por cento.

A nível do desemprego nos jovens com menos 25 anos, a taxa manteve-se estável durante o mês de junho, fixando-se nos 36,4 por cento, sendo esta uma das mais elevadas da União Europeia. No entanto, face ao período homólogo de 2011, esta subiu 7,1 por cento – há um ano situava-se nos 29,3 por cento.

Na União Europeia existem cerca de dois milhões de desempregados e ainda mais 2,1 milhões na Zona Euro.

Em destaque

Subir