Nas Notícias

Taxa de desemprego assusta ao atingir os 14 por cento no final de 2011

desempregoA taxa de desemprego registou, no último trimestre de 2011, uma surpreendente subida para os 14 por cento. Os dados, divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, superaram as expetativas da grande maioria dos analistas.

A taxa de desemprego em Portugal continua a assumir registos assustadores. No último período de análise, correspondente ao quarto e último trimestre do ano passado, o índice atingiu os 14 por cento. Esta subida, de 1,6 pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre, significa que estão registados mais de 770 mil desempregados em Portugal.

Estes números, hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), surpreenderam a larga maioria dos analistas, que previam uma subida mais moderada. Os economistas contactados pela agência Lusa estimaram que a taxa de desemprego no quarto trimestre de 2011 se situasse entre os 13 e os 13,5 por cento. A realidade, revelada pelo INE, superou a ficção: em Portugal já estão registados mais de 770 mil desempregados.

Em termos regionais, o Algarve registou a pior evolução, atingindo o pico de 17,5 por cento, mais 4,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior. A região algarvia superou Lisboa como a zona onde se regista mais desemprego em Portugal.

A nível etário, os últimos dados do INE confirmaram o agravamento da tendência do desemprego jovem. Os trabalhadores com menos de 25 anos – e, dentro destes, os que procuram o primeiro emprego – continuam a ser a faixa (cada vez) mais afetada. A taxa de 35,4 por cento (mais 5,4 por cento do que no período anterior) significa que um em cada três ‘sub-25’ se encontra desempregado.

Em destaque

Subir