Nas Notícias

Tem tatuagens? A tinta pode aumentar o risco de cancro, alerta agência europeia

De acordo com a Agência Europeia de Químicos (ECHA), a tinta utilizada para fazer tatuagens aumenta o risco de cancro, dada a sua toxicidade, também responsável por problemas como infeções ou alergias.

O órgão que regula produtos químicos em toda a Europa alertou que as tintas utilizadas para criar as tatuagens podem ser tóxicos.

Tem tatuagens ou considera a possibilidade de colocar um pouco de arte no seu corpo? Pondere a questão e tenha em conta um alerta lançado pela ECHA, a Agência Europeia de Químicos.

De acordo com esta entidade, tinta usada para as tatuagens é potencialmente tóxica e está associada a um aumento de risco de padecer de cancro, de infeções ou alergias.

As tintas mais perigosas são, segundo aquela agência, as de cor vermelha. Menos perigosas mas igualmente desaconselhadas são as cores verde, azul ou preta.

O Daily Mail adianta que a ECHA publicará em breve uma lista de produtos químicos usados em tintas de tatuagem. Aquela agência a fazer um estudo sobre a eventual proibição do uso dessas tintas, na União Europeia.

“Muitos relatórios demonstram que há perigos para a saúde pública decorrente da composição de tintas utilizadas em tatuagens. As preocupações mais graves são as alergias causadas por substâncias nas tintas e possíveis efeitos tóxicos cancerígenos, mutagénicos ou reprodutivos”, realça a Agência Europeia de Químicos, em declarações reproduzidas por aquele jornal.

Quando um produto químico pode mudar o ADN de uma célula, levará a mais mutações que podem levar ao cancro, admite aquela autoridade.

Em destaque

Subir