Apresentações/Novidades

Tata com novos projetos para o futuro

TataNexon115

A Tata Motors está a mostrar-se bastante dinâmica, quer com o lançamento próximo de novos modelos, quer trabalhando para o futuro procurando caminhos que visam a renovação da sua imagem como fabricante de veículos utilitários.

Para além do lançamento do Zica, o maior construtor automóvel indiano aposta em energias alternativas e uma visão mais vanguardista do futuro, com a apresentação de dois ‘concept cars’ no recente Salão de Nova Deli.

Mas comecemos pelo utilitário Zica. Um automóvel que alinha num segmento muito competitivo, e que por isso teve de ser mais arrojado do que era tradicional na gama da marca.

Destinado a substituir o Indica, utiliza a mesma plataforma (embora atualizada), e será disponibilizado inicialmente com um motor três cilindros de 1,2 litros a gasolina e outro a diesel de 1,0 litros, com a opção de uma caixa de velocidades robotizada em alternativa a uma manual. Para mais tarde fica um bloco 1.4 a gasolina.

TataZica115

A estética é moderna, e o equipamento está consentâneo com o segmento a que se destina. Para além de jantes em liga leve, faróis de nevoeiro ou sensores de estacionamento nas versões mais altas, também disponilibiza de série airbags dianteiros, sistema de som 2-DIN e ABS com EBD.

Já no que toca aos ‘concept’ apresentados na capital indiana, o primeiro é um ‘SUV’ compacto. Ou melhor o Nexon é um estudo para aquele que poderá ser o primeiro modelo da Tata no segmento dos ‘crossover’.

Uma grelha em malha ladeada por faróis em LED é o ‘cartão de visita’ para este modelo, idealizado na mesma plataforma dos modelos Bolt e Zest, que também foram revelados no Salão de Nova Deli.

Dotado de um teto panorâmico e jantes de 17 polegadas, utiliza um motor turbo de três cilindros com 110 cv e uma caixa automática de cinco velocidades. Este é um tração dianteira, mas com o recurso a um motor elétrico no eixo traseiro passa a ter tração às quatro rodas.

TataConnectNext115

Quanto ao ConnectNext, trata-se de um estudo para um monovolume elétrico, de pequenas dimensões mas com espaço para cinco pessoas. Possui portas de abertura invertida e bancos que podem mudar a sua disposição.

Além disso possui um conjunto media evoluído, com ecrãs integrados nos lugares posteriores e tecnologia mais evoluída, como acesso sem chave e a navegação, para além de possuir travão de mão elétrico e caixa de velocidades automática.

Em destaque

Subir