Economia

TAP: Prejuízos de 112 milhões de euros no primeiro semestre do ano

aeroporto francisco sa carneiroA TAP declarou prejuízos na ordem dos 112 milhões de euros relativamente ao primeiro semestre de 2012, resultados que a companhia aérea atribui às greves e aos aumentos nos preços dos combustíveis.

Num comunicado divulgado hoje, a Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) revela que as contas dos primeiros seis meses do ano registaram uma queda de 14,6 por cento, em comparação com o período homólogo de 2011.

Segundo a empresa, as greves tiveram “um impacto direto estimado em 21,6 milhões de euros, contribuindo decisivamente para este resultado”. Relativamente aos combustíveis, assistiu-se ao aumento de 20 por cento, também em comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 325 para 390 milhões de euros.

As perdas foram superiores às receitas, que, no entanto, aumentaram para 1084 milhões de euros – mais 9,3 por cento do que no primeiro semestre de 2011.

A unidade de manutenção e engenharia do Brasil, por sua vez, reduziu os seus prejuízos em 31,2 por cento: de 30,1 para 20,7 milhões de euros. Esta unidade deverá ser incluída no processo de privatização da companhia.

A Groundforce, privatizada no final deste primeiro semestre, findou este período com perdas de 2,3 milhões de euros; traduz-se este resultado numa recuperação de 68,8 por cento face ao período homólogo de 2011, cujo prejuízo foi de 7,3 milhões de euros. Estima-se que, neste ritmo, venha a alcançar os primeiros resultados positivos no final deste ano.

Em destaque

Subir