Economia

“TAP tem de assumir que errou”, exige Rui Moreira

O presidente da Câmara do Porto lembrou as críticas feitas quando a TAP cortou rotas ao Porto em 2016, depois da transportadora ter anunciado a reposição de quatro ligações. “O presidente da TAP deve assumir que errou ou admitir que é por razões de serviço público”, exigiu Rui Moreira.

Depois da TAP ter prometido repor as ligações para Milão e Barcelona (foram também anunciados novos voos para Londres e Ponta Delgada), canceladas em 2016, o autarca recusou a tese de “prenda de Natal”, como brincou Fernando Pinto.

“Acho que o presidente da TAP deveria explicar se esta é uma decisão comercial e então terá de assumir que errou quando pararam essas rotas, nomeadamente as de Milão e Barcelona. Se errou, corrigiu o tiro, tudo bem, mas deve assumir que não é uma prenda, é corrigir o erro”, afirmou Rui Moreira.

“É uma prenda para ele próprio. Ou então é por razões de serviço público”, reforçou o autarca.

“Se é por razões de serviço público, então ele deve dizer que a TAP deve prestar serviço público porque o Estado é acionista maioritário da empresa e o interesse público deve-se sobrepor nesta matéria a questões de interesse comercial”, acrescentou ainda o presidente da Câmara do Porto.

Quando apresentou as quatro rotas (voos bidiários para Barcelona e Milão e um voo diário para Londres e Ponta Delgada), Fernando Pinto descreveu-as como um “presente para a população do Porto”, ou “uma prenda de Natal”.

Em destaque

Subir