Nas Notícias

“Tanto faz os deputados estarem lá. São rebanhos, votam consoante o partido”, diz Manuela Moura Guedes

Manuela Moura Guedes voltou a analisar as presenças e votações fantasmas no Parlamento. A comentadora da SIC deu dois exemplos de propostas ‘falsas’ para defender que os deputados são como “rebanhos, votam consoante o partido”.

“Encontrei dois casos extraordinários em que os deputados votaram de uma certa forma, mas depois a mesa registou precisamente o contrário, porque alteraram o número de deputados que lá estavam. Ou seja, surgiram deputados fantasmas a votar”, contextualizou a jornalista.

Manuela Moura Guedes mostrou, como primeiro exemplo, uma proposta do PAN sobre os bombeiros. Inicialmente, a proposta recolheu mais votos favoráveis, mas viria a ser rejeitada pela mesa parlamentar com um número diferente.

A ‘procuradora’ apresentou depois um outro caso, desta vez com uma proposta do PCP rejeitada inicialmente, mas aprovada pela mesa.

“Tudo vota em rebanho, mesmo quando eles não estão lá. (…) Tanto faz os deputados estarem lá, são rebanhos, votam consoante o partido”, atirou.

A finalizar, a comentadora da SIC questionou o número de deputados e o sistema eleitoral, salientado a mudança para “círculos uninominais”, em que os deputados deixam de ser “escolhidos pelos partidos e passam a ser também responsáveis perante os eleitores”.

“Para quê termos tantos deputados? Para quê este sistema eleitoral e este sistema político?”, questionou.

Em destaque

Subir