Nas Notícias

Tancos: Ministro revela “muito em breve” se houve ou não assalto

O hipotético roubo de material de guerra em Tancos poderá ser admitido “muito em breve” pelo ministro da Defesa. Na inauguração do sistema Costa Segura, Azeredo Lopes garantiu que as conclusões da auditoria da Inspeção-Geral da Defesa Nacional (IGDN) “terão resposta prática muito em breve”.

O governante continua sem assumir se houve ou não roubo ou furto nos paióis do Exército. Mas “muito em breve”, quando forem reveladas as conclusões de um inquérito a um assalto que “no limite” até pode nem ter ocorrido, Azeredo Lopes terá de se pronunciar sobre o que realmente aconteceu em Tancos.

Hoje, na inauguração do sistema Costa Segura, o ministro voltou a evitar falar sobre o tema. “O Governo disse desde sempre que aquilo que tinha a fazer está a fazer e algumas das coisas já foram feitas”, argumentou.

O que aconteceu em Tancos, seja ou não furto (ou roubo), é um “desafio exigente” para a tutela, que quer garantir que “doravante não possa ocorrer ou possa ocorrer em circunstâncias de muito menor frequência”.

“É um bocado exactamente a transposição daquilo que se verificou com o desastre da Figueira da Foz e que agora se demonstra, e demonstra-se em concreto, não em teorias, não em evocações pias da soberania, que é possível realizar”, comparou Azevedo Lopes, aproveitando a iniciativa sobre um sistema de vigilância da costa para recordar o naufrágio de outubro de 2015, ao largo da Figueira e que provocou três mortos.

Em destaque

Subir