Motores

Tanak confirma vitória no Rali da Finlândia

Ott Tanak conseguiu vencer o Rali da Finlândia após ter dominado por completo esta oitava prova do Campeonato do Mundo da especialidade.

O estónio da Toyota passeou a sua classe ao longo do evento nórdico, sendo que no curto último dia do evento procurou controlar a sua vantagem sobre o seu mais direto opositor, Mads Ostberg

Tanak terminaria mesmo a prova ‘em beleza’ ao ‘assinar’ o melhor tempo na Power Stage, conseguindo juntar pontos suplementares aos conseguidos através da vitória no rali, diante um Ostberg que realizou a sua melhor prestação desde que regressou à equipa Citroën, mostrando que o C3 WRC afinal não é tão ‘mau’ como se possa pensar.

O norueguês terminou a mais de meio minuto do vencedor mas ‘segurou’ a segunda posição dos ataques de Jari-Matti Latvala, que tudo fez para dar uma ‘dobradinha’ à Toyota. O finlandês ficou a dois segundos e meio de o conseguir.

Mas Tommi Makinen teve razões para festejar ‘em casa’ a presença de dois dos seus pilotos no pódio. E a sua alegria teria sido mais se Esapekka Lappi não tivesse desperdiçado um lugar no top quatro com uma saída de pista que entregou de ‘bandeja’ a quarta posição a Hayden Paddon.

Além da perda dos pontos, Lappi também favoreceu Sebastien Ogier em relação a Thierry Neuville no topo do campeonato, já que com a desistência do finlandês o francês subiu a sexto, mesmo que o belga também tenha subido a nono. Isto apesar de Teemu Suninen ter terminado como melhor representante da M-Sport Ford, fechando o top cinco.

Destaque ainda para o facto de após ter perdido mais de três minutos no segundo dia, após despiste, Andreas Mikkelsen ter encetado uma enorme recuperação no terceiro Hyundai que o levou até ao 10º posto e ao ponto correspondente.

Classificação final

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 2h29m51,9s

2º Mads Ostberg/Trosten Erikssen (Citroën) + 32,2s

3º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 34,7s

4º Hayden Paddon/Sebastian Marshall (Hyundai) + 1m30,3s

5º Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford) + 1m54,1s

6º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 2m13,3s

7º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 2m26,6s

8º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 3m06,7s

9º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 3m50,6s

10º Andreas Mikkelsen/Andreas Jaeger (Hyundai) + 8m30,0s

Em destaque

Subir