Motores

Tanak amplia vantagem e Ogier ‘escorrega’ em terras germânicas

Ott Tanak dilatou a sua vantagem no comando do Rali da Alemanha no segundo dia de prova, a nova do Campeonato do Mundo da especialidade.

O estónio da Toyota partia para a tirada com pouco mais de uma dúzia de segundos de vantagem sobre Sebastien Ogier, mas uma paragem do Campeão do Mundo para trocar uma roda do seu Ford Fiesta RS WRC acabou por deixá-lo a 44 segundos de Tanak.

Este percalço de Ogier ocorreu na passagem da tarde pela especial do campo militar de Panzerplatte, e custou ao francês da M-Sport cerca de 1m40s. Na altura fê-lo ‘cair’ para a nona posição da classificação geral. Mas o piloto de Gap não tardou a recuperar um lugar ao seu companheiro de equipa Teemu Suninen, ao impor-se logo na especial seguinte – Freisen.

Depois Sebastien Ogier continuou a atacar, ganhando mais uma posição, desta feita a Craig Breen, que saiu largo e partiu a suspensão traseira do seu Citroën C3 WRC na classificativa de Romerstrasse. O francês não pode conquistar o sexto posto a Andreas Mikkelsen nesse troço, mas vai arrancar para a tirada final de domingo a somente meio segundo do norueguês da Hyundai.

Enquanto Ott Tanak conseguiu afastar-se de Ogier, face ao atraso do francês, a luta pelo segundo lugar animou os acontecimentos. Dani Sordo foi o mais rápido nas duas passagens por Panzerplatte e alcançou o segundo posto, apesar de ter começado a manhã apenas em sexto.

Mas Jari-Matti Latvala tinha outras ideias e nas duas classificativas seguintes conseguiu ficar a somente oito décimas do espanhol da Hyundai, prometendo mais emoção para o curto último dia de prova.

Já Thierry Neuville consegiu melhorar o seu desempenho com a troca de diferencial do seu Hyundai i20 Coupé WRC, depois da troca da caixa de velocidades após a tirada da véspera, devido a uma fuga de óleo. No entanto o belga, que lidera o Campeonato do Mundo, não conseguiu acompanhar o andamento de Sordo e Latvala, e isso fê-lo perder tempo, remetendo para a preservação do quarto lugar e os pontos correspondentes.

Se Craig Breen se atrasou devido aos problemas na suspensão, Elfyn Evans acabou fora de estrada, ao perder o controlo do seu Ford Fiesta RS WRC na 11ª especial

Classificação após 15ª PE

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 2h23m27,1s

2º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 43,7s

3º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 44,5s

4º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 52,5s

5º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 58,8s

6º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 1m50,7s

7º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 1m51,2s

8 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford) + 1m57,0s

9º Mads Ostberg/Torsen Eriksen (Citroën) + 2m20,4s

10 º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 2m34,4s

Em destaque

Subir