Na Tailândia há uma ilha tão paradisíaca que os turistas não podem lá ir
Há turistas a visitar a Tailândia em busca de uma ilha paradisíaca onde… não podem entrar. O ambiente no parque marinho de Koh Tachai estava a ficar tão ameaçado pelas ‘hordas’ de visitante que as autoridades vão impor, já a partir de outubro, fortes restrições no acesso.
A ilha, que integra o arquipélago de Similan, no mar de Andamão, tornou-se famosa a nível mundial pela limpidez da água e pela beleza dos corais. Só que essa fama tem atraído milhares e milhares de turistas e quem ‘paga’ é o ecossistema natural de todo o parque marinho de Koh Tachai.
As autoridades da Tailândia anunciaram, então, uma solução drástica: o acesso à ilha vai sofrer, já a partir de 15 de outubro, fortes restrições para preservar os recursos naturais.
“Koh Tachai tem-se tornado um local popular tanto para tailandeses, como para turistas estrangeiros. Temos de fechar para permitir a reabilitação do ambiente, tanto na ilha como no mar, sem a perturbação causada pelas atividades turísticas antes que o dano seja irreparável”, justificou Tunya Netithammakul, o diretor-geral do departamento dos Parques Nacionais, ao explicar a medida no The Bangkok Post.
A Tailândia já encerra os parques marinhos nacionais entre os meses de maio e outubro, mas a ilha de Koh Tachai, onde se encontrava (segundo o site Beachmeter) a praia mais bonita do país em 2015, tem sido tão procurada pelos turistas que estas restrições no acesso foram anunciadas com uma duração indefinida.