Mundo

Tailândia: Descoberta chocante no Templo dos Tigres reforça suspeita de tráfico de animais

templo dos tigresAs autoridades tailandesas realizaram uma descoberta macabra num templo budista em Banguecoque. No frigorífico para guardar a comida para os tigres que viviam no local estavam os cadáveres de 40 crias de tigre e ainda de um urso, para além de cornos de vários animais.

Há já algum tempo que as associações de animais denunciavam a existência de uma rede de tráfico no templo de Pha Luang Ta Bua Yanasampann, conhecido como Templo dos Tigres por usar estes animais para cativar a atenção dos turistas.

Mas nem essas denúncias deixaram as equipas do Departamento de Conservação dos Parques Naturais preparadas para o que descobriram numa operação no local no recinto, localizado na província de Kanchanaburi, no oeste do país.

No frigorífico que servia para guardar a comida destinada a alimentar os tigres do templo estavam os cadáveres de vários animais, muitos de espécies protegidas.

“Os animais eram criados e escondidos”, comentou Edwin Wiek, da Fundação dos Amigos da Vida Selvagem da Tailândia, numa entrevista à agência DPA: “Acredito que eram armazenados para ser vendidos por partes no mercado negro”.

A operação das autoridades conduziu ao resgate dos 147 tigres que tornavam o templo numa atração única. Mais de 40 já foram libertados na natureza, em centros de reabilitação da vida selvagem.

O templo Pha Luang Ta Bua Yanasampann abriu em 2001 com sete tigres e cativou os turistas por permitir que tirassem fotografias junto dos felinos.

Em destaque

Subir