Desporto

Taça de Portugal: Sporting e Académica disputam final inédita

taca_portugal2As duas equipas apuraram-se quarta e quinta-feira para o Jamor, naquela que vai ser uma final inédita. Sporting e Académica nunca antes se encontraram na tão desejada final. Leões e estudantes venceram ambos fora na segunda-mão e conseguiram a passagem para o jogo decisivo.

Oliveirense-Académica

A Académica deslocava-se ao terreno da Oliveirense com a vantagem de uma bola. O 1-0 conseguido em Coimbra não dava muita segurança à formação de Pedro Emanuel que viu a equipa da casa empatar a eliminatória logo aos 18 minutos de jogo, com um golo de Clemente. Dois minutos depois surge o empate, por Marinho, e já se respirava novamente no banco da Briosa.

A equipa de Santa Maria de Feira precisava de assumir as despesas mas eram precisos mais dois golos, mantendo claro a baliza inviolável. Aos 26 minutos, uma grande penalidade convertida por Adriano coloca a Oliveirense novamente na frente do marcador, e o Jamor ali tão perto, faltava apenas um.

O sonho acabou por ser desfeito por Marinho, mais uma vez. O extremo da Académica bisou na partida, aos 55, e colocou o resultado em 2-2, o mesmo com que se chegou ao final do encontro.

A Académica de Coimbra volta à final do Jamor, 43 anos de ter vencido o primeiro troféu da prova.

Nacional-Sporting

Na Choupana, a tarefa não se avizinhava nada fácil para o Sporting. A primeira-mão terminou com 2-2 em Alvalade, a equipa de Domingos era obrigada a ganhar ou a empatar por mais de dois golos.

Rinaudo regressou ao meio campo leonino, e que grande regresso. Aos 17 minutos, remate forte do Argentino e estava feito o primeiro, o Sporting estava na frente da eliminatória.

Esperou-se depois até ao minuto 63 para se ver novamente movimento nas redes, desta vez na baliza de Rui Patrício. Golo de Diego Barcellos e a batata quente estava novamente nas mãos dos leões. O Nacional já jogava com menos um, Rondon foi expulso aos 56.

Aos 75 mais uma penálti na Choupana. Falta de Claudemir sobre Insúa, com Wolfswinkel a voltar aos golos. 1-2 para o Sporting que não ficou por aqui. O endiabrado João Pereira reservou o melhor para o fim. Fantástica jogada individual para o melhor golo da noite. Já estávamos nos descontos.

Vitória categórica do Sporting que consegue chegar à final do Jamor onde vai encontrar a Académica de Coimbra. O jogo está marcado para dia 20 de maio, às cinco da tarde.

Em destaque

Subir