Desporto

Taça de Portugal: Restam seis da I Liga e finalistas caem no primeiro ‘round’

fcporto_champions_1A quarta eliminatória da Taça de Portugal determinou a eliminação dos dois finalistas da época passada: o FC Porto (que detém o troféu) e o Vitória de Guimarães, que também chegou ao Jamor em 2010-2011. O conjunto do Minho perdeu com o Desportivo das Aves nos penáltis, no dia em que o Sporting de Braga foi afastado, em Alvalade.

A quarta eliminatória da Taça de Portugal deitou por terra mais cinco equipas do principal escalão de futebol: FC Porto, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Rio Ave e Paços de Ferreira.

A ronda ficou marcada pela goleada imposta pela Académica ao detentor do troféu, FC Porto, mas também pelo afastamento surpreendente do Vitória de Guimarães, que caiu frente a um Desportivo de Aves de escalão inferior.

O Sporting bateu em Alvalade o Sporting de Braga, por 2-0, com golos de Capel e Insúa, aos 14 e 21 minutos. Já o Nacional, noutro confronto de primodivisionários, foi a Paços de Ferreira vencer o conjunto local, nas grandes penalidades, após um empate a dois golos.

Gil Vicente, Beira-Mar, Feirense, Vitória de Setúbal e União de Leiria já tinham sido eliminados, na terceira eliminatória, o que deixa o principal escalão com apenas seis equipas: Benfica, Sporting, Académica, Marítimo, Olhanense e Nacional.

A II Liga conta com igual número de equipas qualificadas (Moreirense, Leixões, Belenenses, Estoril, Oliveirense e Desportivo das Aves), sendo que da II Divisão provêm as restantes quatro equipas que formam o conjunto de 16 apurados para os oitavos de final: Tirsense, Mirandela, Torreense e Ribeira Brava.

Nesta terça-feira, a partir das 12h00, realiza-se o sorteio das duas rondas seguintes. Os jogos dos oitavos de final realizam-se a 4 de dezembro.

Resultados:

Naval-Benfica, 0-1
Moreirense-Lousada, 7-1
Académica-F.C. Porto, 3-0
Juventude de Évora-Marítimo, 0-1
Alcochetense-Olhanense, 0-0 (2-4 g.p.)
Rio Ave-Torreense, 2-3 (após prolongamento)
P. Ferreira-Nacional, 2-2 (4-5 g.p.)
S. J. Ver-Tirsense, 0-3
Leixões-Santa Maria, 1-0
Belenenses-Vizela, 2-0
Tondela-Oliveirense, 0-1
Mirandela-Gondomar, 1-1 (6-5 g.p.)
Ribeira Brava-Sp. Covilhã, 0-0 (5-4 g.p.)
Estoril-Praia-Penafiel, 2-1 (após prolongamento)
Desp. Aves-V. Guimarães, 0-0, 3-2 gp
Sporting-Sp. Braga, 2-0

Em destaque

Subir