Desporto

Taça de Portugal: Benfica, FC Porto e SC Braga nos ‘oitavos’ (resultados e apurados)

taca portugalEquipas da primeira liga portuguesa preenchem grande parte das vagas nos oitavos de final, mas houveram surpresas nesta quarta eliminatória. Arouca afasta Rio Ave.

Jogou-se este fim de semana a quarta eliminatória da Taça de Portugal 2012/13. Na sexta-feira, SC Braga e Benfica carimbaram o passaporte para os oitavos de final da prova.

Os arsenalistas deslocaram-se ao terreno do Pampilhosa e venceram por três bolas a uma. O resultado começou a ser moldado logo aos 12 minutos, por Hugo Viana. Ainda na primeira parte, mais dois golos, um para cada lado. Primeiro foi Alan, aos 20, de grande penalidade, a fazer o dois a zero, e depois Leitão, aos 38, a reduzir para 2-1. O golpe fatal para os da casa surgiria já em cima do apito final. Três a um por Zé Luís, e o SC Braga está na próxima fase.

Em Moreira de Cónegos, o jogo entre Moreirense e Benfica esteve longe de ser um grande espetáculo de futebol. Mesmo assim, seria a formação de Jorge Jesus a conseguir vencer a eliminatória. Golos só mesmo no segundo tempo. Matic, aos 59, fez o primeiro. Já sob o apito final de Duarte Gomes, Óscar Cardozo dilatou a vantagem para 2-0, numa partida que fica marcada por um corte de energia que suspendeu o jogo por mais de 10 minutos. Missão concluída pelas águias, que tentam assim chegar ao Jamor este ano.

No sábado foi a vez do FC Porto entrar em campo. A equipa de Vítor Pereira foi à Madeira defrontar o Nacional. Mesmo sem bilhantismo, a formação portista acabaria por ter uma partida fácil, fixando o resultado final em três bolas a uma. Primeiro foi Lucho, aos 27, a fazer o 1-0, resultado com que se chegou ao intervalo. Já no segundo tempo, Magala, aos 71, e Kléber, aos 89, fixaram o marcador final.

Nesta quarta eliminatória, destaque ainda para o Arouca, equipa da Liga Orangina, que afastou o Rio Ave, da Zon Sagres. A formação comandada por Vítor Oliveira venceu a partida após prolongamento.

Veja de seguida os resultados desta quarta eliminatória da Taça de Portugal:
Desportivo das Aves – Coimbrões/Operário/Caldas (Adiado);
Pampilhosa 1-3 SC Braga;
Moreirense 0-2 Benfica;
Aguiar da Beira 0-3 Marítimo;
Farense 1-1 (4-5 g.p.) Beira-Mar;
Nacional 0-3 FC Porto;
Mirandela 1-2 (a.p.) Gil Vicente;
Oliveira do Hospital 0-2 Fabril Barreiro;
Tourizense 1-0 (a.p.) Santa Clara;
Arouca 2-1 (a.p.) Rio Ave;
UD Oliveirense 1-0 União de Leiria;
Lourinhanense 3-2 Feirense;
Paços de Ferreira 2-1 Olhanense;
Belenenses 3-0 Pedras Rubras;
Académica 1-0 (a.p.) Penalva Castelo;
Vitória de Setúbal 2-2 (3-5 g.p.) Vitória de Guimarães.

Equipas apuradas para os oitavos de final:
Desportivo das Aves, Coimbrões, Operário ou Caldas;
SC Braga;
Benfica;
Marítimo;
Beira-Mar;
FC Porto;
Gil Vicente;
Fabril Barreiro;
Tourizense;
Arouca;
UD Oliveirense;
Lourinhanense;
Paços de Ferreira;
Belenenses;
Académica;
Vitória de Guimarães.

Em destaque

Subir