Tecnologia

Tablets: Mercado continua a crescer a grande ritmo com Apple a perder terreno

apple 2Empresa criadora do iPad continua a ser líder, mas vê a sua quota de mercado baixar, perdendo cada vez mais terreno para aparelhos com sistema operativo Android.

Os tablets vieram mesmo para ficar. Segundo dados da International Data Corporation, houve um aumento de praticamente 50 por cento nas vendas a nível mundial, entre julho e setembro deste ano, comparando com o mesmo trimestre de 2011.

Em relação ao trimestre anterior, de abril a junho, o aumento foi de praticamente sete pontos percentuais.

Ao todo, entre julho e setembro deste ano, foram vendidos, por todo o mundo, mais de 27 milhões de aparelhos, entre as diversas marcas, mas continuam a haver umas que vendem mais que outras, naturalmente.

A Apple continua a ser líder, com os seus modelos do iPad. Contudo, nem tudo são boas notícias para a empresa liderada por Tim Cook. A marca da maçã perdeu terreno para a concorrência, sobretudo para companhias que utilizam o Android da Google como sistema operativo, caso da Samsung.

Olhando para os números do terceiro trimestre deste ano, comparados com os do ano passado, a Apple perdeu quase 10 por cento em quota de mercado, dos 59,7 por cento para os 50,4.

Já a Samsung conseguiu um crescimento bastante interessante, dos 6,5 por cento para os 18,4.

Segundo alguns analistas, não há no entanto razão para alarme da Apple. Esta queda de vendas e perda de quota para a concorrência poderá ser explicada com o lançamento do novo iPad mini e do iPad 4. Na verdade, entre julho e setembro, foram muitos aqueles que preferiram esperar pelas novas versões do tablet, lançadas em outubro apenas.

Desta forma, no final de dezembro, esperam-se melhores resultados para a Apple.

Em destaque

Subir