Nas Notícias

‘Swaps’: Secretária de Estado nega ter recebido informações que Teixeira dos Santos garante ter dado

maria luis albuquerqueMaria Luís Albuquerque, secretária de Estado do Tesouro, frisa que “na pasta de transição nada constava sobre a matéria dos ‘swaps’”, negando a versão de Teixeira dos Santos, o ex-ministro das Finanças que assegura ter passado a informação sobre os contratos de risco ao atual Governo.

A polémica sobre a responsabilidade política pelos contratos de risco de crédito, conhecidos pelo termo técnico de ‘swaps’, continua. Depois do ex-ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ter garantido que informou o atual Governo de quais as entidades públicas que assinaram estes contratos, a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, assegurou hoje que não recebeu qualquer informação.

“Na pasta de transição nada constava sobre a matéria dos swaps. Nem mesmo o despacho de 9 de junho”, afirmou Maria Luís Albuquerque, referindo-se ao despacho que em que o antecessor, Costa Pina, ordenava a contratualização criteriosa destes instrumentos financeiros.

A atual secretária de Estado do Tesouro, que à data era diretora financeira da Refer (empresa pública que, nessa altura, contratualizou várias ‘swaps’), frisou ainda que a 18 de junho de 2011, o dia da reunião de Teixeira dos Santos e Vítor Gaspar para a transição de pastas, não havia sido convidada para o cargo, nem conhecia o atual ministro.

“Nós não criámos o problema, resolvemos o problema que herdámos do anterior Executivo”, insistiu Maria Luís Albuquerque, que estreou o ‘briefing’ diário do Governo.

Em destaque

Subir