Mundo

Sutiãs da droga: Metanfetamina apreendida na Austrália valia 800 milhões

Uma das maiores apreensões de droga na Austrália levou à descoberta de um novo ‘esconderijo’ para o tráfico: os sutiãs. As almofadas escondiam metanfetamina líquida com um valor de mercado de 800 milhões de euros.

“Trata-se de 3,6 milhões de doses individuais de ‘cristal’ que foram assim retiradas das ruas, no valor de 1,26 mil milhões de dólares australianos”, cerca de 800 milhões de euros, adiantou o ministro da Justiça australiano, Michael Keenan.

De acordo com este responsável governamental, trata-se da maior apreensão de metanfetamina líquida jamais feita na Austrália.

A operação levou ainda à detenção de quatro homens por suspeitas de tráfico de droga, três oriundos de Hong Kong e um da China.

Foi, aliás, um trabalho conjunto entre a polícia federal australiana e as autoridades de Hong Kong e da China, como revelou Chris Sheehan, comandante da força policial australiana.

A droga estava escondida num contentor que saiu da China e seguiu para a Austrália através de Hong Kong, tendo sido inspecionado quando chegou a Sidnei.

“Esse contentor estava cheio de almofadas de soutiens, no interior dos quais se encontravam escondidos 190 litros de metanfetamina líquida”, acrescentou a mesma fonte policial.

A Austrália é um dos países com maior índice de consumo de metanfetaminas, mais conhecidas por ‘ice’ ou ‘speed’.

Os dados do Ministério da Justiça apontam para que pelo menos 1,3 milhões de pessoas já tenham consumido metanfetamina, 400 mil dos quais nos últimos 12 meses.

A procura tem reflexo no preço, com um grama de metanfetamina a custar 500 dólares, mais de seis vezes o preço nas ruas da China.

Em destaque

Subir