Nas Notícias

Suspensão de sete medicamentos pelo Infarmed em vias de ser contagiada à Europa

medicamentosO Infarmed suspendeu sete medicamentos, na sequência duma inspeção a uma fábrica na Índia, e comunicou os fundamentos da decisão às autoridades dos restantes países da União Europeia (UE), aguardando-se que a medida tomada pelo regulador português seja repetida em toda a UE.

O Infarmed ordenou a suspensão da comercialização e uso de dois medicamentos antiepiléticos e anti-convulsionantes e de cinco anti-inflamatórios não esteroides, depois duma inspeção à fábrica onde são produzidas as substâncias ativas, na Índia, ter revelado a existência de falhas quanto às “boas práticas de fabrico”.

“As não conformidades detetadas obrigam à suspensão da comercialização e recolha imediatas, no mercado nacional, dos lotes dos medicamentos” Proaxen, Zigabal e Aceclofenac, precisou o Infarmed, acrescentando que “o resultado da inspeção foi já partilhado com as demais agências reguladoras do medicamento europeias, sendo expectável que resulte também na suspensão e recolha de medicamentos nesses Estados-membro”.

Em Portugal, foram suspensos 22 lotes de Proaxen, oito de Zigabal e 18 de anti-inflamatórios não esteroides Aceclofenac. Até ao momento, “não foram comunicadas ao Infarmed quaisquer situações que requeiram outras medidas de precaução por parte dos doentes”.

Embora tenha sido proibida a comercialização e uso destes fármacos, os pacientes que estejam a cumprir um plano de medicação “não devem interromper o tratamento e, logo que possível”, devem “consultar o médico para que seja prescrito um medicamento alternativo”.

Em destaque

Subir