Mundo

Suspeito dos atentados de Toulouse entrega-se nas próximas horas

toulouse_atentadoTerrorista da al-Qaeda que diz ser o autor do atentado de Toulouse promete entregar-se às autoridades nas próximas horas. O atirador, que se chama Mohammed Merah e tem 24 anos, mantém-se cercado pela polícia e está fechado na sua casa. Recusa-se a negociar, mas prometeu rendição dentro de poucas horas. Entretanto, os corpos do atentado na escola judaica já chegaram a Israel.

A captura do responsável pelos atentados numa escola judaica de Toulouse está por horas. O homem que se diz autor dos crimes prometeu entregar-se nas próximas horas, mas a polícia está a tomar todas as precauções, porque espera um comportamento “imprevisível”, em virtude do perfil psicológico traçado pelo seu advogado – que o defendera em diversos delitos.

Chama-se Mohammed Merah, diz-se terrorista da al-Qaeda e justifica o crime como forma de vingança. Num telefonema que fez à cadeia de televisão France 24, garantiu que foi o autor dos atentados que mataram três militares, primeiro, e quatro civis, mais tarde, num outro ataque em que usou os mesmos procedimentos.

Mohammed Merah matou três crianças e um professor, em Toulouse, e ainda três militares, noutro atentado. Nos dois casos, seguia de moto e disparou indiscriminadamente. Consigo transportava uma câmara que lhe permitiu gravar a cena, segundo garantem algumas pessoas que assistiram aos crimes.

O Governo francês já comentou este desenvolvimento. “O facto de ele ter filmado a cena, para a rever ou para a difundir, confirma que se trata de alguém particularmente insensível”, refere Claude Gueant, ministro do Interior de França.

O Presidente Nicolas Sarkozy elevou ontem o alerta de terrorismo na região para nível máximo e prometeu desenvolver todos os esforços para capturar o suspeito. “Isto é uma tragédia nacional. Será feito tudo para encontrar o assassino”, disse Sarkozy, citado pela agência Lusa.

Entretanto, viveu-se um clima de medo, em Toulouse, com as comunidades judaicas mais suscetíveis. Aumentou a segurança, mas o receio é ainda maior. Esse receio foi atenuado com as suspeitas de que o autor dos atentados está cercado pela polícia.

Nos locais dos crimes, os franceses prestam homenagens, depositando flores. Nas escolas, cumprem-se dois minutos de silêncio. Os corpos do professor da escola judaica e das três crianças já foram deportados para Israel, onde decorrerão os funerais.

O atentado ocorreu na segunda-feira. O homem disparou contra uma escola judaica de Toulouse, matando quatro pessoas: três crianças (de 3, 6 e 10 anos) e um professor (de 30 anos). O atirador, que seguia numa moto, abriu fogo contra as pessoas que se encontrava em frente à escola, segundo relata o procurador de Toulouse, Michel Valet. Antes, matara três militares, com os mesmos procedimentos.

Em destaque

Subir