Alegado desvio de quatro milhões de euros levou a Procuradoria de Barcelona a apresentar queixa contra Lionel Messi e o pai do craque do Barcelona. A suspeita de fraude sobre a Agência Tributária, que diz respeito ao período entre 2006 e 2009, assenta, segundo a acusação, numa suposta cedência da imagem de Messi a paraísos fiscais.
O astro do Barcelona e o pai estão a ser investigados pela Procuradoria da capital da Catalunha. Lionel Messi é suspeito de ter desviado do fisco espanhol cerca de quatro milhões de euros, de acordo com a queixa apresentada.
Segundo escreve a imprensa espanhola, que adianta pormenores do processo, está em causa uma alegada falsa cedência dos direitos de imagem de Messi, que escapou à Agência Tributária, entre os anos de 2006 e 2009. A verba passou por paraísos fiscais e não terá sido tributada.
O avançado argentino Lionel Messi terá simulado a cedência de direitos de imagem a sociedades que estão radicadas Belize e Uruguai, em paraísos fiscais. Ao mesmo tempo, Messi e o pai estão suspeitos de fazer “contratos de licença, agência ou prestação de serviços com outras empresas com sede em países como o Reino Unido e a Suíça”, segundo adianta a agência Lusa.