Desporto

Suspeita de corrupção leva FIFA a afastar membro da Comissão de Auditoria

blatter 210Um dos membros da FIFA que fiscaliza as contas da organização foi afastado porque, nas ilhas Cayman, está acusado de corrupção. Canover Watson, que foi condenado por lavagem de dinheiro, é ainda vice-presidente e tesoureiro da Federação de Futebol das Ilhas Cayman.

O principal responsável pelas contas da Federação de Futebol das Ilhas Cayman e membro da Comissão de Auditoria da FIFA, que fiscaliza as contas deste organismo, foi hoje afastado dessa comissão porque está acusado, nas ilhas Cayman, de corrupção.

Canover Watson, que foi condenado num outro processo por lavagem de dinheiro (através de sistema de cartões magnéticos no sistema de saúde local), responde ainda por abuso de cargo público e conflito de interesses.

Domenico Scala, que preside à Comisão de Auditoria da FIFA, não explicou o afastamento depois de, num primeiro momento, ter mantido Watson em funções.

“A presunção de inocência deve ser aplicada”, argumentou Scala, alegando que “casos deste tipo necessitam de ser avaliados individualmente”.

Apesar das acusações de que é alvo nas Cayman, a FIFA entendeu que não interferem nas funções de Canover Watson. Depois de ter ‘ignorado’ o caso, numa primeira fase, o organismo que tutela o futebol mundial afastou agora o membro por tempo indeterminado.

A polémica surge depois de Joseph Blatter, o presidente da FIFA, ter apresentado a recandidatura (as eleições são no próximo ano) tendo por bandeira a ética.

Em destaque

Subir