Mundo

Surto de peste suína chega a Hong Kong, autoridades vão abater 6.000 porcos

As autoridades de Hong Kong preparam-se para abater 6.000 porcos, depois de terem detetado o primeiro caso de pesta suína africana no território, num matadouro perto da fronteira com a China, foi hoje noticiado.

“Todos os porcos no matadouro em questão serão abatidos a fim de reduzir o risco de propagação do vírus”, declarou esta sexta-feira a a secretária para a Alimentação e Saúde daquela região, Sophia Chan, citada por agências internacionais.

Segundo a responsável, o porco contaminado foi importado da província chinesa de Guangdong, no sul da China.

Desde que foi inicialmente detetado no início de agosto, no nordeste da China, o surto espalhou-se já pelas 30 províncias e regiões da China continental. Centenas de milhares de porcos foram já abatidos.

A carne de porco é parte essencial da cozinha chinesa, compondo 60 por cento do total do consumo de proteína animal no país. Dados oficiais revelam que os consumidores chineses comem mais de 120 mil milhões de quilos de carne de porco por ano.

A flutuação do preço daquela carne é, por isso, sensível na China e o Governo guarda uma grande quantidade congelada para colocar no mercado quando os preços sobem.

No final do ano passado, as autoridades chinesas autorizaram três matadouros portugueses a exportar para o país.

Profissionais do setor estimam que, até ao final do ano, as exportações portuguesas para a China se fixem em 15.000 porcos por semana, movimentando, no total, 100 milhões de euros.

Em destaque

Subir