Tecnologia

Surpresa: Samsung quer assistente virtual e compra a Viv

De surpresa, a Samsung anunciou a compra da Viv Labs, uma empresa de inteligência artificial do criador do mais famoso assistente virtual, o Siri.

Para além de reforçar a aposta num setor cujas potencialidades parecem ilimitadas (inteligência artificial), a Samsung avançou para o negócio com outra finalidade: evitar a dependência do Google a nível de aplicações de assistente de voz.

Afinal, os fundadores da Viv Labs são Adam Cheyer, Chris Brigham e Dag Kittlaus, os mesmos que criaram o mais famoso assistente de voz do momento, o Siri, da Apple.

Amazon e Facebook são outros gigantes da tecnologia que estão a tentar desenvolver soluções no campo da inteligência artificial, segundo os sites e blogues da especialidade.

Fundada em 2012 (a Siri, de 2007, foi vendida à Apple em 2010), a Viv Labs surgiu com o intuito de criar um assistente virtual capaz de levar o conceito de inteligência artificial ao máximo, integrando vários serviços num só pacote.

Um exemplo: ao invés de responder com resultados de pesquisa quando se procura uma loja nas proximidades, o assistente de voz tratará também de chamar um Uber para transportar o utilizador até essa loja.

Nem a Samsung, nem a Viv revelaram os montantes envolvidos no negócio.

Em destaque

Subir