Tecnologia

Surface Phone: Microsoft vai mesmo investir numa gama Premium de smartphones

microsoft_surface_phone

Esta era uma das queixas de muitos utilizadores do Windows Phone e utilizadores de outras plataformas que mostravam interesse em migrar para o ecossistema Windows: a Microsoft não tem, de facto, uma gama Premium de smartphones, mesmo contando com os seus equipamentos de gama alta.

Apesar de todo o potencial do Lumia 950 XL, o atual topo de gama da Microsoft, a verdade é que este equipamento está longe de ser um smartphone Premium, mesmo olhando para as especificações técnicas do dispositivo, que não ficam nada atrás de outros aparelhos.

O problema está no seu acabamento. Apesar do bom desempenho técnico, os lumias não são um equipamento que saltem à vista quando comparados com o iPhone, o Galaxy S7, ou o Sony Xperia. A Microsoft já tinha abordado o tema no passado e agora parece que esse é o seu desejo.

Em 2017 deverá chegar a tão falada linha Surface de smartphones, semelhante ao Tablet Surface. A ideia da Microsoft, aliás, é ‘arrumar’ com os lumias e investir apenas numa linha Premium de smartphone. Assim, o Surface Phone deverá ter 2 ou 3 equipamentos, semelhante ao portátil Surface. Todos com acabamento Premium, mas com um hardware diferenciado, com o intuito de tornar os preços competitivos e dar algumas opções de escolha aos utilizadores.

O conceito seria idêntico ao que a Microsoft tem hoje e ao que a Samsung e a Apple já fazem, com o iPhone 6s e 6s Plus. Assim, poderá aparecer um Surface Phone com 5 polegadas e outro com 5.5, à semelhança dos diferenciais que hoje já existem entre o Lumia 950 e o 950 XL.

A notícia de que o Surface Phone deverá chegar em 2017 é do pessoal do Windows Central, que cita fontes da empresa e explica porque esses equipamentos não chegam já este ano. Entre as explicações está o facto dos processadores Intel que a Microsoft pretende para estes equipamentos estarem prontos só no final deste ano.

A ideia seria um processador (no Surface Phone mais caro) que rodasse aplicações Win32, as mesmas que os PCs correm nos dias de hoje. Isso vai de encontro ao que a Microsoft pretende para o seu ecossistema, que vai no mesmo sentido do Continuum – um smartphone fazer de PC.

Outra das justificações para o Surface Phone não chegar este ano é aquilo que todos os utilizadores do Windows Phone já sabem: o Windows 10 Mobile ainda não está acabado. É um facto. Assistente virtual Cortana e o Microsoft EDGE são dois bons exemplos do sistema inacabado que é o Windows 10 Mobile, já para não falar nas aplicações (ou falta delas).

Assim, teremos de esperar até 2017 para ver um equipamento Premium da Microsoft que rivalize verdadeiramente com os seus concorrentes.

Em destaque

Subir